#

Roteiro de 5 dias no Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa!

O roteiro para os 3 primeiros dias está indicado aqui. 

Dia 4 - Santa Teresa





Um passeio à Santa Teresa deve estar incluído no roteiro de qualquer turista que conhece o Rio pela primeira vez.

Quem chega ao bairro tem a nítida impressão de ter voltado no tempo. Ruelas e ladeiras estreitas, de paralelepípedo, casarões antigos e um ar de tranquilidade de cidadezinha do anterior formam o bucólico bairro.

O trajeto até o bairro já é uma atração à parte. A melhor forma é subir a pé pela Escadaria Selarón, uma verdadeira obra de arte “viva”, do artista chileno homônimo. Para chegar à escadaria, entre na rua abaixo dos Arcos (Ladeira de Santa Teresa), vire a primeira à esquerda na Rua Joaquim Silva e depois a primeira à direita na Rua Manoel Carneiro.




A partir de 2014 o visitante poderá aproveitar também o bondinho de Santa Teresa, o maior ícone do bairro, que retornará após intensas reformas.


Além de aproveitar um ótimo passeio pelas suas ruas, visitar museus como o Museu da Chácara e o Parque das Ruínas, o visitante pode aproveitar também um dos vários bares e restaurantes locais, como o Bar do Mineiro e o Restaurante Aprazível. É pra saborear a culinária tradicional brasileira e aproveitar a boemia do local.

Veja mais detalhes sobre Santa Teresa aqui.  




Dia 5 – Floresta da Tijuca e futebol

O 5º dia de uma viagem ao Rio de Janeiro pode ser aproveitado na Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. O local é perfeito para os amantes da natureza. A floresta oferece trilhas para caminhadas até os diversos picos que compõe o parque, locais para piquenique, churrasqueiras e áreas de recreação infantil. Além disto, algumas das cachoeiras do parque estão liberadas para banho.





O Parque Nacional da Floresta da Tijuca é bastante extenso, por isso é dividido em quatro setores, com três deles abertos para visitação e com entradas independentes. Para visitar a Floresta da Tijuca propriamente dita, aproveitar as trilhas, cachoeiras e subir aos picos, o visitante deverá se dirigir ao bairro do Alto da Boa Vista, na Praça Afonso Vizeu. Para chegar, deve-se pegar o metrô até a estação Saens Peña e de lá o ônibus 301 ou 345 (sentido Barra da Tijuca).  De táxi, o valor da tarifa a partir de Copacabana é em torno de R$40

No Setor Serra da Carioca, estão algumas das principais atrações e mirantes do Parque, como o Cristo Redentor, Vista Chinesa e Mirante Dona Marta. O acesso é feito pela Estrada das Paineiras ou Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico. Exceto para o Cristo Redentor, não há transporte público para as atrações. O valor da tarifa do táxi a partir de Copacabana é em torno de R$30. 



Para os que dispõem de bastante coragem, vale a pena visitar o Setor Pedra da Gávea e realizar um voo de asa delta ou parapente a partir da Rampa da Pedra Bonita. É preciso contratar uma empresa certificada com antecedência. Verifique o tempo de experiência do instrutor de voo, credencial e equipamentos de segurança. O transporte até o local do salto é oferecido pela empresa. Mesmo para quem não deseja realizar o voo, vale a pena ir até a Rampa. O visual da cidade a partir de lá é lindo!



À noite, vale a pena assistir a um jogo de futebol num dos estádios mais emblemáticos do mundo: o Maracanã. A estação de metrô Maracanã está localizada em frente ao estádio e é a maneira mais prática, segura e barata de chegar ao local. Verifique o calendário dos jogos e boa diversão!





Uma observação importante: O estádio do Maracanã estará fechado para obras até 2013. Até este período, os jogos estão sendo realizados no Engenhão, estádio construído para o Pan Americano do Rio 2007. É possível chegar ao estádio pegando o trem do ramal Deodoro na estação Central do Brasil e descendo na estação do Engenho de Dentro.



2 comentários:

Emiliana disse...

Olá gostaria de saber se o Maracanã já esta aberto para visitação e os dias e horários, estarei no Rio dia 17/07/2013.
Aguardo,obrigada.

Julie disse...

Olá Emiliana, tudo bem?

A informação que temos é que o Maracanã irá reabrir oficialmente no próximo dia 21/07, para jogos.

Quanto a visitas, há um e-mail disponibilizado para o público agendar uma visita guiada. Mais informações no site do Consórcio Maracanã: http://www.maracanario2014.com.br/visita-guiada-2/

Boa viagem!

instagram @oguiadeferias